Descompila

Programe para humanos

Programe para humanos
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Programe para pessoas, e não para máquinas. Um bom programador escreve códigos pensando no próximo desenvolvedor ou equipe que irá manter o projeto. Neste artigo vamos falar sobre o tema, que é bastante polêmico no mundo Dev...

Aposto que você já se deparou com um código ilegível e demorou bastante tempo para entender o que estava escrito lá. Isso acontece quando o desenvolvedor não tem um padrão de desenvolvimento e desenvolve de qualquer jeito.', '
Chad Fowler famoso desenvolvedor de software e autor de vários livros prega que "um bom programador escreve código para outros programadores, e não para máquinas", concordo com sua afirmação. Recentemente peguei um projeto que não conseguia compreender, fiquei frustrado o quanto estava mal escrito aquele código, na realidade ele ainda está mal escrito, estou quase terminando a rescrita completa do projeto, faltam apenas alguns módulos no momento que escrevo essa postagem. Por um lado foi bom ter pegado um código escrito dessa maneira, aprendi a entender o POG (Programação Orientada a Gambiarras) e me tornei um pirata.


Porque se tornar um pirata?


Um pirata não usa um tapa olho porque é cego ou porque sofreu algum acidente, ele usa para um dos olhos se adaptarem ao escuro, e assim ele se adapta facilmente em qualquer luminosidade. Comparado essa analogia com a programação, concluímos que um programador deve tanto compreender os códigos mal escritos quanto os variados tipos de padrões de projetos.


Como desenvolvedor temos que ter em mente que outros desenvolvedores iram fazer manutenções e implementações naquele determinado projeto, e escrever códigos limpos e de fácil compreensão.


Acredite, existem pessoas que acham código feio bonito.


Sim, eles existem, a mão de citar nomes chega a tremer. Esses ''desenvolvedores'' acreditam que o código deles estão cheios de ''lógica'', acham que o código que escreveram é incrível, não se assuste, eles pensam dessa forma. Se seu código tem muitos IF''s, um dentro do outro, sua lógica deve ser repensada. Pegar um projeto escrito dessa forma é uma dor de cabeça terrível, ao passar do tempo o projeto vai se tornando uma bola de neve de código mal escrito e passa a ter vida própria.


Evolua sempre.


Recomendo que comprem livros de boas praticas de programação e arquitetura de softwares, alguns desses livros custam um preço salgado, mas não veja como um gasto veja como um investimento em seu conhecimento.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Programe para humanos

Enviando Comentário Fechar :/