O Vue é uma framework progressivo JavaScript que se concentra na criação de componentes reutilizáveis . Como ele só funciona na “camada de visualização”, pode ser integrado facilmente a outros projetos e bibliotecas. O Vue.js oferece muitas funcionalidades para a camada de visualização e pode ser usado para criar  Single Page Applications, aquele tipo de aplicação que nunca recarrega durante seu uso. A seguir, você pode encontrar uma lista de recursos:

  • Interfaces Reativas
  • Renderização Declarativa
  • Ligação de dados
  • Diretivas
  • Lógica de modelo
  • Componentes
  • Manipulação de eventos
  • Propriedades computadas
  • Transições CSS e animações
  • Filtros

Um dos pontos de destaque desse framework é seu core minimalista de aproximadamente 17kb e a utilização de DOM virtual para realizar transformações no DOM, sem falar que o desenvolvedor não precisa se preocupar em aplicar técnicas para otimizar sua aplicação e, quando houver necessidade, ela será mínima.

Digamos que o Vue.js incorpora muitos dos conceitos do Angular 1.X da Google ao mesmo tempo que adota a estratégia de virtual DOM do React do Facebook tentando acompanhar a facilidade de uso do primeiro e a performance do segundo.

Pronúncia

O nome Vue é de origem francesa, o que faz muitas pessoas pronunciem seu nome incorretamente. O certo é dizer view, como aquela palavra do inglês que significa visão.

Comunidade

O VueJS  foi desenvolvido pelo japonês Evan You, atualmente mesmo sendo mantida apenas pelo seu criador e uma comunidade, ela se equipara ao poderoso Angular e React. Apesar de não ter uma empresa por trás de si, a manutenção do projeto é muito grande. A cada dia surgem novas extensões e melhorias, que motivam cada vez mais o uso do framework.

Crescimento 

O crescimento começou quando grandes empresas, como Alibaba e Baidu, começaram a usá-lo em diversos projetos de lojas virtuais e sites corporativos. Elas também ajudaram fazendo doações e um acordo para que Evan dedicasse todo seu tempo ao projeto, recebendo um salário variante, maior que 7 mil dólares, pago por esses investidores, pela comunidade Vue e outros.

Mas sua popularidade no desenvolvimento web só deu um salto quando Taylor Otwell, o criador do Laravel (framework popular PHP), exaltou a criação do Evan em algumas postagens no Twitter, dizendo:

Tradução: “Status atual com o aprendizado do React: sobrecarregado. Aprendendo @vuejs, porque parece fácil e tem um site bonito”
Tradução: “Status atual com o aprendizado do React: ainda em negação. Aprendi basicamente todo @vuejs esta manhã e é muito bom.”

Depois disso foi um crescimento instantâneo, os desenvolvedores Laravel começaram a integrar suas aplicações com VueJS. Tanto é que o Laravel hoje tem comunicação nativa com VueJS, ele já vem junto com o Laravel.

Conclusão

O Vue é um framework de fácil aprendizado e que está crescendo bastante, quero que a comunidade brasileira Vue cresça cada dia mais. Com artigos como esse quero ajudar a crescer o número de conteúdos relacionados ao framework.

Referências 

Livro: Front-end com Vue.js, Da teoria à prática sem complicações, Leonardo Vilarinho

Link: https://goo.gl/LLnCY6

Link: https://vuejs.org/ 


Samuelson
Samuelson

Apenas um desenvolvedor que resolveu compartilhar o que aprendeu, procuro passar a realidade do desenvolvimento de software com exemplos práticos e sem enrolação. Trabalho com desenvolvimento de SREP (Sistemas de Registo Eletrônico de Ponto) e integração de leitores biométricos de acordo com os padrões da portaria 373/2011.

    3 replies to "O que é VueJS?"

    • Johnatan

      Primeiro: Gostei bastante do artigo.
      Segundo: Você recomenda Vue como primeiro contato com framework JS ou seria melhor outro como Angular?

      • Samuelson

        Sim. Ele é bem simples e menos complexo que o Angular. O primeiro contato com um framework JS usando Vue seria bem proveitoso, pois ele usa os conceitos do Angular e React.

    • […] iniciar uma série de VueJS,  para começar é necessário que você tenha seu ambiente de desenvolvimento pronto, para […]

Leave a Reply

Your email address will not be published.