A partir  do PHP 5.4 foi adicionado um servidor interno, para testar nossas aplicações em php sem a necessidade de utilizar um servidor como Apache. Recomendo que utilizem este recurso em suas aplicações e evitem o famoso localhost/nomedoprojeto, para evitar conflitos em base url, compartilhamento de sessão, cookies e etc. Para utilizar o recurso é muito simples siga o passo a passo:

Passo 1:

Primeiramente tenha o php configurando nas variáveis de ambiente, isso é muito simples, basta colocar o diretório do php no path.

Passo 2:

Crie uma pasta chamada public_html no diretório c://public_html, lembrando que você pode escolher o diretório de sua preferencia, isso é apenas uma dica para facilitar o desenvolvimento.

Passo 3:

Abra o cmd (prompt de comando) e digite os seguintes comandos:

 cd c://
 cd public_html
 php -S 127.0.0.1:8888

Pronto, agora é testar suas aplicações.

Mas o que significa esses comandos?

php -S <servidor>:<porta> <parâmetros>

-S – indica que você quer levantar um server
127.0.0.1 – indica o ip que você ira usar, pode ser localhost, ou qualquer outro nome que responde por um ip
:8888 – é o número da porta na qual você ira levantar sua aplicação

Não esqueçam de ler a documentação http://www.php.net/manual/en/features.commandline.webserver.php

Espero que tenham gostado ;)


Samuelson
Samuelson

Apenas um desenvolvedor que resolveu compartilhar o que aprendeu, procuro passar a realidade do desenvolvimento de software com exemplos práticos e sem enrolação. Trabalho com desenvolvimento de SREP (Sistemas de Registo Eletrônico de Ponto) e integração de leitores biométricos de acordo com os padrões da portaria 373/2011.

    4 replies to "Utilizando o servidor embutido do PHP"

    • hagamenon

      Fala samu!!!
      Cara ótima iniciativa mano!!!
      É raro hoje em dia pessoas assim, e é disso que estamos precisando!!!
      Estou terminando analise e desenvolvimento de sistemas pela estacio (EAD) e quando terminar também irei dar minha contribuição para a humanidade, especialmente aqui no Brasil, que tanto necessita de esclarecimentos e pessoas com disposição e paciência para ensinar, não visando somente lucro e nem pensando só em si, mas contribuindo.
      Mas uma vez obrigado mesmo, seus videos tem me ajudado muito, por favor continue e se eu também puder fazer algo só me dizer, vlw !!!

    • Johnatan

      Fácil e Prático, valeu!

Leave a Reply

Your email address will not be published.